O útil e o fútil...

Um F a mais é o que diferencia o fútil do útil. Um, tão discriminado. Outro, venerado dia a dia como a um deus a quem entregamos nossas vidas.
No dicionário, útil é o que serve para alguma coisa. já o fútil é leviano, frívolo, vão, inútil.
E levamos a sério o sábio pai dos burros Aurélio. Nem bem o sol levanta e já estamos a postos a serviço da utilidade. Trabalhamos para comer, sobreviver, comprar coisas. Opa: comprar o que é útil, claro!
Às lojas de roupinhas sapatinhos e afins, vamos escondidos, na calada da noite, sentindo uma culpa inútil e amordaçada. Para que o colar? Para que mais um vestido? De que serve um sapato cor-de-rosa se você já tem um vermelho?

E, enquanto o útil trabalha de sol a sol, o fútil cantarola deitado em uma espreguiçadeira à beira da piscina de um hotel cinco-estrelas. Vez por outra o útil limpa o suor e avista sua rival refestelado e com o melhor humor do mundo.
E volta a pauta do dia azedo e abominando o prazer. Afinal, pra que serve o prazer?
Música, cinema, livros, estrelas, vinho, beijo na boca, pontos turísticos... Pra que serve tudo isso? O valor do prazer mora justamente em seu desserviço. 
A utilidade, não. Ela é quantificável. Cabe em gráficos de produtividade. Já o fútil, ah, o fútil não tem preço.
Verdade seja dita: a utilidade morre de inveja da futilidade. Volta e meia se sente usada, ao passo que a futilidade se regozija com sorrisos frívolos e gritinhos vãos. Ah, como a utilidade queria para ela esses prazeres levianos...
Que conquistemos o nosso direito de ser fúteis!! Que estejamos longe de ser somente úteis. Que alcancemos um dia a qualidade de ser desnecessariamente necessários!



Visitem: facebook.com/PaginaDeDelicadezas

Comentários

  1. Oi Danizinha!!!!
    Bom, na minha opinião, a futilidade está em praticar coisas REALMENTE inúteis.. como:
    - encher o ropeiro com roupas, acessórios, calçados que não precisamos.
    - se arrumar todinha pra ir a balada e ficar competindo com outras mulheres na vestimenta.
    - ocupar o tempo vendo big brother quando poderia estar lendo um livro... etc.

    "Música, cinema, livros, estrelas, vinho, beijo na boca, pontos turísticos.." isso não tem nada de fútil.. cultura e diversão são necessários na vida do ser humano! =)

    BELO TEXTO... bjoooooooooooooooooo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um homem raro de se encontrar pensa isso das mulheres! =)

Eu quero!

Sobre aniversariar